Grupos de trabalho (GTs)


GT – 01 Língua, Discurso e metodologias de ensino – Relatos de experiências
Coordenador: Dr. Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLR)
                       E-mail: mr.cano@uol.com.br

Ementa: Esse GT tem por missão debater sobre as relações existentes entre a língua, o discurso e as metodologias de ensino.  


GT – 02 Discurso e Tradução
Coordenador: Dr. Nilson Barros (UERN)
                       E-mail: nilsonbarros@uern.br
                       Ms. Francisco Marcos de Oliveira Luz (UERN)

Ementa: Os Estudos da Tradução caracterizam-se como uma interdisciplina que veio a se consolidar somente a partir da década de 1980, com o trabalho de James Holmes (1972/1988). Tem recebido importantes contribuições de áreas que dão suporte à teoria e à prática da tradução, dentre elas, a Análise do Discurso.  Entende-se discurso como prática social da produção de textos, e se considera a sua pertinência no que tange à atividade tradutória, por essa razão, este Grupo de Trabalho procura socializar pesquisas em torno do tema Discurso e Tradução.  Espera-se reunir trabalhos cujos objetivos sejam evidenciar o aspecto do discurso na tradução, especialmente os que se delineiam em torno das seguintes linhas de pesquisa: Tradução e Discurso, Tradução e Linguística de Corpus, Tradução Literária, Estudos Comparados/Contrastivos de Tradução. As linhas indicadas não têm por finalidade limitar a participação de outras áreas, mas direcionar o debate em torno do eixo comum, o discurso. Sendo assim, serão bem-vindos quaisquer trabalhos na área da tradução que, de alguma forma, enfatizem questões acerca do discurso e da Análise do Discurso. 


GT – 03 Discurso e Mídia
Coordenador:    Msndo. Jocenilto Costa
                          E-mail: newton.costa.jp@hotmail.com
Dr. Ivanaldo Santos (UERN)
Dra. Maria Eliza Nascimento (UERN)


Ementa: Este GT tem por intuito receber trabalhos realizados, a partir da teoria da Análise do Discurso, que visem a discutir como as práticas discursivas se manifestam no campo midiático. Nessas condições, o GT busca, ainda, envolver estudos que focalizem os efeitos de sentido construídos em diferentes materialidades discursivas presentes na mídia, com ênfase à articulação desses efeitos com a memória discursiva, com o interdiscurso e com as relações de poder.


GT – 04 Práticas discursivas e eventos de linguagem em línguas estrangeiras
Coordenador: Me. Lucineudo Machado Irineu (UERN)
                       E-mail: lucineudomachado@yahoo.com.br
                       Ma. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)


Ementa: Este GT congrega trabalhos que versam sobre práticas discursivas situadas e sobre processos de produção de sentido em eventos de linguagem em língua estrangeira (espanhol, inglês, francês etc.). Tem como objetivo reunir trabalhos acerca das relações entre linguagem, texto e discurso nas áreas de Análise do Discurso Crítica, Análise do discurso Francesa, dentre outras abordagens.


GT – 05 Abordagens linguísticas e discursivas do texto
Coordenadora: Dra. Maria Eliete Queiroz (UERN)
                         E-mail: eliete_queiroz@yahoo.com.br

Ementa: Abordagens linguísticas e discursivas do texto


GT – 06 Discursos Estéticos (Inscrições Encerradas)
Coordenador: Dr. José Vilian Mangueira (UERN)
                       E-mail: vilian_mangueira@yahoo.com
                       Dr. Charles Albuquerque Ponte (UERN)

Ementa: Este GT está interessado nas dimensões estéticas de discursos artísticos, incluindo a literatura, o cinema e as artes plásticas.


GT – 07 Discurso, memória e identidade
Coordenadora: Ma. Ariane Kércia Benício de Sá (UERN)
                         E-mail: arianebesa@yahoo.com.br
                         Ms. Ananias Agostinho da Silva (UERN) 

Ementa: Pretende-se possibilitar discussões relativas às teorias da memória e da identidade em diálogo com as mais diversas possibilidades de estudos discursivos no campo das ciências humanas e sociais. Parte-se da compreensão da memória como espaço de (re) constituição do passado e do presente, onde identidades se reconstroem a partir das representações sociais postuladas nos discursos. Essas representações efetivam-se nos discursos da imprensa e da mídia, no discurso oral dos moradores mais antigos, das personalidades famosas e locais, e ainda na literatura, nas fontes documentais e outros. Todos esses discursos narram memórias e fazem lembrar ou desenhar histórias que constituem a identidade de um e de todos em um movimento de produções simbólicas e sociais que dá significado às coisas, o motivo de ser. Desse modo, objetiva-se compreender o papel da memória coletiva na (re)constituição de identidades narradas em diferentes discursos.

GT - 08 Discurso, crenças e ensino-aprendizagem de línguas
Coordenador: Dr. Marcos Nonato de Oliveira (UERN)
                       E-mail: marcos.nauta@hotmail.com, marcosnonato@uern.br      
                       Dr. José Roberto Alves Barbosa (UERN)
                       Me. Marcos Antonio da Silva (UERN)


Ementa: Considerando a importância do discurso e  das crenças aplicados ao ensino-aprendizagem de línguas, este Grupo de Trabalho visa discutir pesquisas que englobem o âmbito do ensino de línguas. O objetivo é suscitar discussões em torno de temas diversos, tais como: gramática, pronúncia, gêneros textuais, novas tecnologias, leitura, escrita, abordagens do professor, emoções, motivação, avaliação etc., todos relacionados com o espaço da sala de aula de línguas.


CARTAZ I CNAD.

CARTAZ I CNAD.