GT – 01 Língua, Discurso e metodologias de ensino –
Relatos de experiências
Coordenador: Dr. Márcio Rogério de Oliveira Cano (UFLR)
E-mail: mr.cano@uol.com.br
Ementa: Esse GT tem por missão debater sobre as relações
existentes entre a língua, o discurso e as metodologias de ensino.
GT – 02 Discurso e
Tradução
Coordenador: Dr. Nilson Barros (UERN)
E-mail: nilsonbarros@uern.br
Ms. Francisco Marcos de Oliveira Luz (UERN)
Ementa: Os Estudos da Tradução caracterizam-se como uma
interdisciplina que veio a se consolidar somente a partir da década de 1980,
com o trabalho de James Holmes (1972/1988). Tem recebido importantes
contribuições de áreas que dão suporte à teoria e à prática da tradução, dentre
elas, a Análise do Discurso. Entende-se discurso como prática social da produção
de textos, e se considera a sua pertinência no que tange à atividade
tradutória, por essa razão, este Grupo de
Trabalho procura socializar pesquisas em torno do tema Discurso e Tradução.
Espera-se reunir trabalhos cujos objetivos sejam evidenciar o aspecto do
discurso na tradução, especialmente
os que se delineiam em torno das seguintes linhas de pesquisa: Tradução e
Discurso, Tradução e Linguística de Corpus,
Tradução Literária, Estudos Comparados/Contrastivos de Tradução. As linhas
indicadas não têm por finalidade limitar a participação de outras áreas, mas
direcionar o debate em torno do eixo comum, o discurso. Sendo assim, serão bem-vindos quaisquer trabalhos na
área da tradução que, de alguma forma, enfatizem questões acerca do discurso e da Análise do Discurso.
GT – 03 Discurso e
Mídia
Coordenador: Msndo. Jocenilto Costa
E-mail: newton.costa.jp@hotmail.com
Dr. Ivanaldo Santos (UERN)
Dra. Maria Eliza Nascimento (UERN)
Ementa: Este GT tem por intuito receber trabalhos realizados,
a partir da teoria da Análise do Discurso, que visem a discutir como as
práticas discursivas se manifestam no campo midiático. Nessas condições, o GT
busca, ainda, envolver estudos que focalizem os efeitos de sentido construídos
em diferentes materialidades discursivas presentes na mídia, com ênfase à
articulação desses efeitos com a memória discursiva, com o interdiscurso e com
as relações de poder.
GT – 04 Práticas discursivas e eventos de linguagem em línguas
estrangeiras
Coordenador: Me.
Lucineudo Machado Irineu (UERN)
E-mail: lucineudomachado@yahoo.com.br
Ma. Edilene Rodrigues Barbosa (UERN)
Ementa: Este GT congrega trabalhos que versam
sobre práticas discursivas situadas e sobre processos de produção de sentido em
eventos de linguagem em língua estrangeira (espanhol, inglês, francês etc.).
Tem como objetivo reunir trabalhos acerca das relações entre linguagem, texto e
discurso nas áreas de Análise do Discurso Crítica, Análise do discurso
Francesa, dentre outras abordagens.
GT – 05 Abordagens
linguísticas e discursivas do texto
Coordenadora: Dra. Maria Eliete Queiroz (UERN)
E-mail: eliete_queiroz@yahoo.com.br
Ementa: Abordagens linguísticas e discursivas do
texto
GT – 06 Discursos Estéticos (Inscrições Encerradas)
Coordenador: Dr. José Vilian Mangueira (UERN)
E-mail: vilian_mangueira@yahoo.com
Dr. Charles Albuquerque Ponte (UERN)
Ementa: Este GT está interessado nas dimensões
estéticas de discursos artísticos, incluindo a literatura, o cinema e as artes
plásticas.
GT – 07
Discurso, memória e identidade
Coordenadora: Ma. Ariane Kércia Benício de Sá (UERN)
E-mail: arianebesa@yahoo.com.br
Ms. Ananias Agostinho da Silva (UERN)
Ementa: Pretende-se possibilitar discussões relativas às
teorias da memória e da identidade em diálogo com as mais diversas
possibilidades de estudos discursivos no campo das ciências humanas e sociais.
Parte-se da compreensão da memória como espaço de (re) constituição do passado
e do presente, onde identidades se reconstroem a partir das representações
sociais postuladas nos discursos. Essas representações efetivam-se nos
discursos da imprensa e da mídia, no discurso oral dos moradores mais antigos,
das personalidades famosas e locais, e ainda na literatura, nas fontes
documentais e outros. Todos esses discursos narram memórias e fazem lembrar ou
desenhar histórias que constituem a identidade de um e de todos em um movimento de produções simbólicas e sociais que dá
significado às coisas, o motivo de ser. Desse modo, objetiva-se compreender o
papel da memória coletiva na (re)constituição de identidades narradas em
diferentes discursos.
GT - 08 Discurso, crenças e
ensino-aprendizagem de línguas
Coordenador: Dr. Marcos Nonato de Oliveira (UERN)
Dr. José Roberto Alves Barbosa (UERN)
Me.
Marcos Antonio da Silva (UERN)
Ementa: Considerando a importância do discurso
e das crenças aplicados ao ensino-aprendizagem de línguas, este Grupo de
Trabalho visa discutir pesquisas que englobem o âmbito do ensino de línguas. O objetivo
é suscitar discussões em torno de temas diversos, tais como: gramática,
pronúncia, gêneros textuais, novas tecnologias, leitura, escrita, abordagens do
professor, emoções, motivação, avaliação etc., todos relacionados com o espaço
da sala de aula de línguas.